É uma boa opção para
otimizar processos e ampliar os resultados
Em uma definição
objetiva, Design Thinking é um conjunto de
métodos e processos focados em pessoas direcionados para a solução
colaborativa de problemas. Trata-se de uma abordagem cada vez mais
recorrente no mercado, principalmente nas empresas mais inovadoras.
Mas, na prática, como adotar a metodologia e conduzir as empresas
para a era da inovação?
O primeiro passo
é ter equipes multidisciplinares, formadas por pessoas de
diferentes áreas de negócios, que conheçam bem os processos
internos da empresa. Estabelecer comitês de inovação pode ser um
ótimo início, que deve ser considerado do estímulo à ampla
participação dos colaboradores, pois mentes criativas não devem se
restringir a departamentos de pesquisa e desenvolvimento. Estimular
a geração de ideias utilizando a participação nos resultados é uma
forma de fazer o colaborador ser parte dos diferenciais de sua
empresa.
Entre os
principais benefícios do Design Thinking vale
destacar os seguintes:velocidade para implementar novas
ideias,assertividade na criação de novos produtos e
serviços,suporte para manter diferenciais
competitivos,prototipação, que mitiga riscos e direciona melhor
esforços e investimentos,estruturação de equipes multidisciplinares
colaborativas que agregam experiências complementares. As
empresas que operam com Tecnologia da Informação e Comunicação
(TIC), por exemplo, podem utilizar recursos colaborativos para
conceber projetos, incluindo a participação ativa da área de
negócios na solução, e não somente no entendimento dos
requisitos.
Em termos
mundiais, o Design Thinking tem sido muito
utilizado porstartups. Porém, o aumento da competitividade
em escala mundial está forçando também empresas de grande porte a
absorverem esta metodologia para ampliar a interação com seus
públicos, inclusive com os seus próprios colaboradores.
No Brasil, essa
metodologia é encontrada nas empresas mais inovadoras, e também no
setor financeiro, com bons resultados para a concepção de novos
produtos e serviços. Além disso, algumas seguradoras também têm
feito bom uso da abordagem. Com a atual conjuntura econômica, é
vital criar diferenciais competitivos e investir em inovação,
elementos que colocam as empresas à frente dos concorrentes.
O maior desafio
organizacional está na forma tradicional de realizar novos
projetos, pois o desenvolvimento de muitas empresas ainda está
baseado em escutar o que é necessário ser feito e, só assim,
definir uma solução. O Design Thinking, ao contrário,
estimula interações e cria projetos de rápida implementação. No
desenvolvimento de um software, por exemplo, é possível contar com
metodologias ágeis para evoluir protótipos de alta fidelidade.
Na era digital,
todas as empresas precisam de agilidade para atender seus clientes,
ideias precisam ser colocadas em prática rapidamente. Já que os
modelos de negócios estão mudando para formatos colaborativos e
digitais, o planejamento das empresas tem que seguir esse formato.
Com isso, sem dúvida, o Design Thinking é a
melhor opção para otimizar processos e ampliar os resultados.
Autor: Roberto Aran (
Head de Produtos e Inovação da Resource IT )
Fonte: cio.com.br